21 junho 2011

Sem futebol Europeu, vamos ver as seleções

Por Fernando Zimmer

Esse mês de junho foi bastante parado, já que tivemos o fim dos campeonatos europeus no dia 28 de maio, com a grande final da Champions League - Barcelona 3x1 Manchester United.

Pois bem, os campeões pela Europa são:

Barcelona - Champions League e campeonato espanhol.
Porto - Europa League e campeonato português.
Manchester United - campeão inglês.
Milan - campeão italiano.
Borussia Dortmund - campeão alemão.
Lille - campeão francês.
Ajax - campeão holandês.
Olympiakos - campeão grego.

Agora, no mês de julho teremos a Copa América, realizada na Argentina.
Os nossos hermanos, que jogarão em casa, são considerados os favoritos na competição. Além de ter Lionel Messi - o melhor do mundo - e toda a torcida ao seu lado, eles passam por uma seca de Copa América desde 1993, quando foi disputada no Equador. Sem contar que o  Brasil foi campeão por 4 vezes nas 5 últimas edições, sendo as duas últimas em finais contra a Argentina.

Pois bem, eu aposto ainda no Uruguai, que vem mostrando desde a Copa do Mundo de 2010 que montou um bom time, com um elenco forte, que pode suprir necessidades dentor de campo.
Ainda penso no Chile como um adversário forte, já que sua equipe também é forte, principalmente no ataque. Correndo de longe a Colombia, que depois de alguns anos sem levar perigo na América do Sul aparece com dois ótimos jogadores - Freddy Guarin e Falcão García.

O Brasil é sempre um capítulo à parte. Os selecionados de Mano Menezes precisam jogar um pouco mais de tempo juntos para conquistar entrosamento, já que é a seleção que mais alterou seus jogadores desde a última Copa do Mundo. Imagino jogos dificeis para a seleção brasileira, principalmente na primeira fase, quando os nossos jogadores estarão se adaptando a competição. A dependencia em Ganso e Neymar, para estarem em forma, e jogar, e carregar o time parecem preocupantes. Mas a nossa defesa é fantástica, com exceção da lateral esquerda, com André Santos que não é confiável. Os dois volantes, Lucas e Ramires, estão em ótima fase e sabem como marcar e sair jogando. O grande problema realmente é a necessidade de Paulo Henrique Ganso no meio de campo criativo, o camisa 10, já que Ganso participou apenas 1 vez de um jogo da seleção, e Mano parece ter montado o time em volta dele, mesmo sem ele. O ataque com Robinho, Neymar e Pato sabe decidir, o que é importante.

Provaveis destaques: Lionel Messi (ARG), Neymar (BRA), Luis Suarez (URU), Alexis Sanchez (CHI) e Falcão García (COL), Lucas Barrios (PAR). Um de cada seleção para não estender muito.

Na Europa ainda teremos as eliminatórias para a Euro 2012. Espanha, Alemanha e Holanda seguem sem perder. Itália, França, Inglaterra e Portugal continuam com altos e baixos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caracas Fer vidente!!! Exatamente o q vc disse sobre a seleção esta acontecendo, dEpendencia total do Ganso mas ele esta sem ritmo ainda. Se o Brasil passar abo q melhora. Espero muito dessa seleção mas acho q vai decepcionar, nao jogara futebol bonito, pode ate avançar na copa mas c resultados medíocres!! Vamos ger e torcer!