14 julho 2011

Faltou qualidade

Por Fernando Zimmer

Nessa primeira fase da Copa América faltou qualidade. Em todas as seleções faltou qualidade.
Podemos dizer que os jogadores parecem ainda estar em férias. Todos parecem um pouco sem vontade.

Mas nessa última rodada tivemos boas expectativas para as próximas fases. Colombia venceu tranquilamente. Argentina ganhou bem de uma galinha morta. Uruguai ganhou sofrido de outra galinha morta. Chile entrou com alguns reservas e ganhou sem esforço. Brasil ganhou com muitas falhas de um forte Equador.

O importante é que as principais seleções venceram, com isso ganharam, claro, mas ganharam outra coisa, confiança para as próximas etapas.
Brasil e Argentina eu vejo como seleções ainda se acertando, moldando, organizando. Messi e Neymar estrearam e podem decidir. Ganso ainda erra muito, mas é craque.
Chile e Uruguai já estão organizados, mas Chile jogou bem e Uruguai não. Os Uruguaios estão precisando de um pouco mais de briga, e é isso mesmo que eles enfrentarão nas quartas de final, pegando a Argentina. Luis Suarez está jogando muito bem. Chile deve passar nas calmas e na posse de bola da surpreendente Venezuela.
Paraguai e Colombia são seleções um pouco mais fracas, mas que podem passar de fase. Paraguai já mostrou que sabe e gosta de enfrentar o Brasil. Colombianos enfrentam os guerreiros peruanos, mas podem tranquilamente passar.

Colombia x Peru - passa Colombia.
Argentina x Uruguai - depende do estado mental de Messi, se estiver bem, ninguém segura.
Brasil x Paraguai - Brasil passa muito apertado.
Chile x Venezuela - Chile passa com sua qualidade de toque de bola.

Apesar dos deslizes das seleções, a programação da Conmebol está seguindo como antes... planejando Argentina x Brasil na final da Copa América, pela terceira vez consecutiva.

Além de pensar que Uruguai e Chile podem surpreender (chegando na final) o Paraguai vai dificultar para o Brasil, muito e também pode surpreender.

Nenhum comentário: