30 agosto 2011

Retrospectiva 1º turno do Brasileirão 2011

Por Robert Born

Coritiba em 9º e Atlético em 17º na ZR. Apesar da diferença, ambas torcidas estão insatisfeitas com o desempenho de seus times. Talvez a torcida rubro-negra esteja até mais feliz do que a do Coritiba no momento. Explico.

O começo do ano foi marcado por um momento histórico, diria até mundial, no qual o time alviverde conseguiu o maior número de vitórias seguidas no Brasil. Isso na Copa do Brasil e no Paranaense, logo no 1º turno do Brasileirão perde em casa com o time titular contra o Atlético-GO (time que tinha sido vencido do Coxa durante a própria copinha).Os torcedores não se deixaram abalar, seguiram no Brasileirão com o time reserva até a final da Copa do Brasil contra um time medíocre naquele momento, o Vasco. A pressão foi grande, Edson Bastos falhou em um chute de longa distância e o time não levantou a taça nem pode sonhar com a Libertadores antecipadamente.

No Brasileirão, o time alviverde sentiu a derrota na copa e seguiu perdendo e deixando a desejar, isso para um time que havia batido o recorde nacional de vitórias seguidas. Cresceu ainda mais a frustração depois de inúmeros jogos em que a vitória era garantida, o time estava na frente e pressionando, e acabou cedendo empate no final. Ou até mesmo no qual estava segurando o empate tranquilamente e, por desatenção, levou o gol da derrota para casa. Nenhum torcedor gosta de ver seu time jogando bem e não conseguindo resultados a altura.

Pelo time que apresentou durante o primeiro semestre de 2011, o Coritiba merecia estar brigando por um lugar na Libertadores, no G-4. Mas a realidade é outra e o último turno do campeonato foi marcado por vaias do torcedor coxa-branca. O Atletiba de 1X1 teve sabor de derrota para o Coxa e de vitória para o Atlético.

O Atlético que teve um desempenho humilhante (existe uma palavra pior do que isso? se existe substitua-a por favor) no 1º semestre. Tanto no Paranaense, quanto na Copa do Brasil, o Atlético não conseguia se achar em campo e técnicos foram despedidos, outros contratados e o time continuava a não melhorar. Demorou a conseguir a sua primeira vitória, enquanto os outros times começavam a se distanciar na tabela. A situação começou a ficar crítica. Até a vinda de Renato Gaúcho, o melhor técnico do Atlético este ano.

Renato Gaúcho conseguiu o que nenhum outro conseguiu e até arrumou as besteiras de Adílson Batista, a começar por deixar Paulo Baier de fora e colocar Renan Rocha como titular no gol. Arrumou a zaga e ordenou o meio de campo dando mais libertade para Mádson. A confiança do time cresceu e isso refletiu no desempenho do time dentro de campo.

Em certo momento o Atlético até conseguiu sair da ZR, fato que os torcedores não esperavam ver tão cedo. Agora em 17º lugar, o caminho a ser seguido para fugir do fantasma do rebaixamento está mais palpável. Do jeito que as coisas estão indo, Atlético não cai este ano e Renato Gaúcho fica até o Paranaense do próximo ano.

No Atletiba o desempenho de ambos os times foi abaixo do esperado. Coritiba chutou em direção ao gol inúmeras vezes, dando o título de Bam Bam Bam da Rádio Transamérica para o goleiro Renan Rocha. Infelizmente Renan Rocha não pode defender todas e, numa bola aérea cobrada de escanteio, Émerson fez gol de cabeça. Coritiba sai na frente e continua pressionando.

O segundo tempo foi bem parecido como o primeiro. Coxa atacando, Atlético se defendendo e tentando o contragolpe sem muito sucesso. Aliás, sem sucesso algum, pois no 2º tempo inteiro, não foi realizado um chute para a meta de Edson Bastos. E ainda assim, o jogo termina 1X1, devido a um cruzamento para a área que passa por todos os jogadores, a bola pinga dentro da pequena área, e entra no canto superior esquerdo de Edson Bastos. Falha da zaga, falha do goleiro, felicidade do Atlético.

Ao contrário do Atlético, o Coritiba perdeu inúmeras chances de gol com Rafinha, Bill, Marcos Aurélio e Émerson. Geraldo entrou em campo e botou o time do Atlético pra correr, mas pouco fez. Ainda não entendo por que Geraldo não é titular em campo.

O 1º turno acabou e Coritiba precisa melhorar e conseguir resultados pois não adianta jogar bem e não conseguir nem ao menos entrar para a Sulamericana de 2012. O Atlético precisa manter a forma e a vontade de ganhar, apostar na habilidade individual de alguns jogadores e não depender apenas de contra-ataques.

Nenhum comentário: