16 setembro 2011

Seleção no caminho certo (?)

Por Robert Born

Ai ai.... Eu sou do tempo que o Brasil chegava sempre na final da Copa do Mundo. Mas ultimamente - 2006 e 2010 - provaram para o mundo que a seleção não é mais uma ameaça para os outros times. Será que isso é tão ruim quanto se pensa? Veja por exemplo a foto tirada na final de 1994. O Brasil vinha embalado (?) com um time de craques:


Em pé: Taffarel. Jorginho. Aldair. Mauro Silva. Marcio Santos e Branco.
Agachados: Mazinho. Romário. Dunga. Bebeto e Zinho

Outros jogadores de renome e que não eram titulares são: Raí (capitão no primeiro jogo do Brasil, mas que logo foi substituído e perdeu a vaga); Cafu que não era tão conhecido; Viola, o gigante no ataque que nem participou dos jogos. Tinha ainda o Leonardo.

Me diga nesta seleção quem era o armador do time (foto tirada na final da copa de 94 nos Estados Unidos no jogo contra a Itália) ? E se fosse cruzar na área, quem ia lá cabeçear? Um baixinho de 1,69m?

Ninguém dava nada pra essa seleção. Até hoje me arrepia ouvir o Galvão Bueno gritando "É TETRA" com aquele óculos fundo de garrafa. E é exatamente como naquela seleção de 94 desacreditada que a seleção dos dias atuais pode se considerar com uma mão na taça. Ou não. Explico.

A seleção brasileira de hoje é uma lástima, uma vergonha nacional e internacional. Próxima copa é em território nacional e não vamos participar das eliminatórias, portanto a CBF marcou jogos contra grandes seleções para treinar o time. MAS depois de nenhum resultado positivo - contra Argentina, França, Holanda e Alemanha - a CBF troca os futuros amistosos "grandes" por jogos realmente amistosos. Vide o penúltimo jogo contra a Gana. Brasil ganha por 1 a 0. Os próximos amistosos são contra Costa Rica, México e Gabão - este último eu nem sabia que era um país.

Voltando a ideia inicial (sinto que estou dando voltas sem sair do lugar, a seleção faz isso com a gente) a seleção dos tempos atuais está com a credibilidade em baixa. Se seguirmos o exemplo da seleção de 94 então iremos nos consagrar campeões. Ou então a seleção de 2002 quando conseguimos o penta. Depois das cirurgias de Ronaldo e da vergonha da final de 98, o Brasil não estava cotado para ser um dos melhores, novamente. E mesmo assim chegou até a final onde bateu a Alemanha - que até então tinha tomado apenas 1 gol na competição - por 2X0.

Nas outras Copas - 98, 2006 e 2010 -  a seleção brasileira era uma das favoritas para levantar a taça. Em 98 fomos muito bem até a final onde o Fenômeno teve uma convulsão (será mesmo?) e perdemos feio para a França. Em 2006 e 2010 não passamos das quartas-de-final.

Então eu peço: por favor seleção brasileira, chegue nas vésperas da copa de 2014 desacreditada.

Apesar desse recente retrospecto da seleção brasileira em superar expectativas quando está em maus lençóis, há um fator horrível contra o Brasil. Sempre que o Brasil joga em casa o desempenho não é o esperado. E a próxima copa é onde? BRASIL.

Ps: com a seleção do jeito que está escalada, temos um jogador a menos na defesa: Ronaldinho Gaúcho.
Proponho um exercício: conte quantas vezes Ronaldinho Gaúcho disputa uma bola aérea no meio de campo ou quantas vezes ele de fato marca algum jogador e o acompanha. Pode ser num jogo do Flamengo ou da própria seleção.
Ps2: E o Hernanes, Mano? Não vai mais dar chance pra ele?

Um comentário:

Fernando Zimmer e Robert Born disse...

Robert's... Ronaldinho tem que estar nessa seleção, nem que seja para liberar o Neymar da responsabilidade maior. Foi o que aconteceu nos dois últimos jogos do BR, em que Ronaldinho chamou a atenção e Neymar jogou mto bem, mesmo não fazendo gols. Ganso, Ronaldinho, Neymar e Damião devem ser os titulares da seleção do meio para frente...
e a seleção de 94 tinha só o Romário de craque... Taffarel e Aldair como excelentes jogadores e os outros muito bons jogando em equipe. E eles realmente se classificaram só no último jogo, quando Romário nos classificou contra o Uruguai.