04 abril 2011

Europa já tem o seu primeiro campeão

por Fernando Zimmer

O Futebol Clube do Porto é o primeiro clube que conquistou o campeonato nacional dentre os europeus.

Neste domingo venceu o Benfica por 2x1 no estádio da Luz, em Lisboa, ou seja, na casa dos encarnados. Para esfriar as comemorações portistas, diretores do Benfica mandaram apagar as luzes do estádio e ligar a irrigação do gramado. Isso lembra o que fez a diretoria do Barcelona no ano passado quando o clube catalão perdeu para a muralha montada por Mourinho na Internazionale, que futuramente viria a ser campeã europeia.

O título dos azuis e brancos em Portugal é o 25° na história contra 32 dos maiores rivais benfiquistas.
Para constar, o Porto está invicto na temporada, com 25 jogos - 23 vitórias e 2 empates. Pode ser o segundo título invicto dos dragões.

No país vizinho dos portugueses, o Barcelona venceu por 1x0 o Villareal no estádio El Madrigal, casa dos amarelos, e abriu 8 pontos de distância para os maiores rivais Real Madrid. Os "blancos madridistas" sofreram a primeira derrota dentro do Santiago Bernabéu com José Mourinho, que inclusive perdeu um recerde próprio de 9 anos sem perder com seu clube comandado dentro de casa. O jogo foi 1x0 para o Sporting Gijón.
Lembrando que Real Madrid e Barcelona estão nas quartas de final da Champions League, podendo se enfrentar nas semi-finais. Além disso estão garantidos na final da Copa do Rei que será no dia 30 de abril.

Um pouco mais acima, na bota, aconteceu o clássico "de la madonina"... Inter x Milan - 3 x 0 para os rossoneri, com dois gols de Pato e um de Cassano. O técnico brasileiro da Inter, Leonardo pedrdeu o seu terceiro clássico de Milão, o primeiro defendendo os azuis e pretos.
Para constar, Seedorf jogou muito, Robinho perdeu no mínimo 3 gols na cara de Júlio César, que salvou a Inter de tomar uma goleada maior. E Mano Menezes assistiu no estádio esse jogo, coisa que os técnicos anteriores do Brasil não faziam.

Na Alemanha o Bayern assumiu a terceira posição do campeonato, chegando assim na zona de classificação da champions.

Na Inglaterra, Rooney voltou a jogar muito bem, comandando a virada do Man. Utd. por 4x2 contra o West Ham fora de casa, em Londres.
Os perseguidores dos red devils, Arsenal e Chelsea, apenas empataram e deixaram o Manchester disparar.

Nenhum comentário: