05 maio 2011

Atlético joga melhor, mas só consegue empate na Baixada

Por Robert Born

Pois é meus caros. Atlético não conseguiu a vitória desejada dentro de casa no jogo de ida das Quartas-de-final da Copa do Brasil, mas também não perdeu. Quem ficou feliz foi Ricardo Gomes e o Vasco que garante a semi caso consiga um empate sem gols ou de 1X1.

Primeiro tempo foi estranho. Para ambos os times. Vasco parece que veio até Curitiba pra conseguir um empate sem gols? Não levando muito perigo à meta de Renan Rocha. Com Alecsandro e Diego Souza comandando o ataque carioca, Ricardo Gomes não gritou com seu time durante a partida inteira. Ficou calado assistindo os jogadores trocarem a bola de um lado para o outro sem levar a bola ao ataque com muita frequência.

Em uma das poucas chances que teve, o Vasco conseguiu abrir o placar. Logo no 1º tempo, Alecsandro concluiu para a meta após a bola bater na trave esquerda. Ele que não fez nada a partida inteira soube estar no momento certo, na hora certa. Na comemoração fez careta para a torcida do Atlético e acabou tomando um cartão amarelo. Burro! Vai ficar sem jogar no próximo jogo no Rio de Janeiro. A careta era uma homenagem ao seu pai, Lela que foi atacante do Coritiba e que comemorava gols dessa forma. Hoje isso é encarado como desrespeito. Cartão merecido.

O 1º tempo acabou assim. Com Vasco administrando o placar e demorando pra cobrar faltas e laterais, tentando matar o tempo. Adílson Batista não parava quieto no banco, gesticulando muito e sempre orientando seus jogadores. Mas sem Branquinho no time, o Furacão só tinha Madson pra levar a bola até o ataque.

Branquinho entrou no intervalo do jogo. E que diferença! Apesar de não ter sido muito decisivo no jogo, Branquinho conseguiu abrir mais a jogada, utilizar as laterais e puxar a marcação deixando outros companheiros livres.

Atlético começou dominando a 2ª etapa. E num bate rebate dentro da área, mostrando muita garra e disposição, os jogadores do Atlético mereciam o gol de empate. No lance, o guerreiro Guerron concluiu de cabeça e deixou a torcida animada e com esperança da virada.

Atlético dominando a partida e Vasco apenas segurando o empate, que parecia ser o objetivo final. Num azar, após cruzamento feito na área e cortado pela zaga atleticana, a bola sobra para Diego Souza que não perdoa. Coloca um chute forte no canto esquerdo do goleiro rubro-negro. Vasco 2X1 Atlético-PR.

O gol do Vasco só fez a raiva e a vontade dos jogadores atleticanos aumentar. Com todos os jogadores no campo de ataque, o time da casa vinha pressionando. Branquinho deu um chute desviado pelo goleiro. Paulo Baier cobrou uma falta que também parou nas luvas de Fernando Prass.

Aos 43 minutos do 2º tempo Branquinho é derrubado dentro da pequena área. Os jogadores do Vasco tentam fazer uma pressão psicológica em cima de Paulo Baier, mas até parece que eles não conhecem o experiente camisa 10 do Furacão. Bola alta no canto direito, o goleiro até foi na bola, mas a batida foi com uma precisão característica de Paulo Baier.

O jogo terminou assim, 2X2 na Baixada. Agora o Vasco vai jogar no contra-ataque dentro de casa e o Atlético vai fazer de tudo para conseguir marcar lá. Esperamos que Adílson Batista coloque Branquinho desde o início desta vez, senão ninguém vai levar a bola do meio de campo até o ataque.

Amanhã quem joga é o Coritiba contra o Palmeiras no Alto da Glória. Também vai ser pedreira. Palmeiras jogou muito bem no campeonato estadual, apesar de não chegar à final. Acho que o Coxa consegue passar por cima do Palmeiras, mas vai tomar um gol o que pode complicar as coisas no jogo de volta.

2 comentários:

Marina disse...

Bela análise, abõr. Jogamos mt melhor, especialmente no segundo tempo e merecíamos ter ganho. Mas, eles deram sorte e acharam um segundo gol e rapaaaz, q time odiável. Marrentos pra caralho, reclamavam o tempo td. O juizinho foi mole em só dar cartão amarelo, na boa.
Foda q o Atlético dá raiva tb por falta de objetividade. Não tocam direito (mts passes errados) e perto do gol, não chutam, perdendo facilmente a bola. Ver os jogos da champions league me estragaram, parece tão fácil TOCAR a bola, porra!
E o Paulo Baier tava uma vaca hj, aff.
Tipo, o Vaxco é bem marromeno, mas boto fé q a "vitória simples" não será tão simples assim, com juiz, cera, sacumé...

Ahh, não sei se vc viu, mas antes do começo da partida o juiz ou um dos bandeiras DESMAIOU em campo, mó bizarro!

Mas bela análise, congrats! =)

Anônimo disse...

Sim, também achei o juiz um molengão. Aquela hora da barreira ficar andando pra frente, no final da partida quando ainda tava 2X1 pra eles. Pô a regra é clara, quem sair de cima da linha toma cartão amarelo, e TODOS tavam fora da linha andando pra frente. Daí ele deu 2 cartões amarelos e pronto. Depois continuaram a andar pra frente da linha e o ábitro devia ter dado um cartão vermelho ali, mas não fez nada. Paulo Baier não cobrou tão bem quanto se esperava e não foi gol.

O mais ridículo de tudo é a manchete no globoesporte.com olha só isso. "Vasco vacila no fim e cede empate ao Atlético-PR na Arena da Baixada"
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2011/04-05-2011/atletico-pr-vasco.html

Realmente a vitória simples não será tão simples assim lá. Exatamente por isso que você falou, os caras fazendo cera, juiz roubando pra time carioca contra times fora do eixo (nossa que novidade) e assim vai. Atlético vai ter que correr o tempo inteiro e começar a chutar mais pro gol. Que nem o Schalke 04, só começou a arriscar chutes pro gol depois que tava perdendo por 2X0. Tomara que o Atlético não espere isso pra arriscar.