21 maio 2011

Finalmente o Brasileirão...

Por Fernando Zimmer

Após passarmos pela pré temporada que são os campeonatos estaduais, porque, na minha opinião, não passam disso - PRÉ TEMPORADA - vem aí o que interessa.

O Campeonato Brasileiro mantém, pelo 9º ano consecutivo, o mesmo formato: os pontos corridos com 20 equipes na série A, 20 na B, 20 na C e mais 40 na série D.

O formato mais democrático para o futebol brasileiro, sim, democrático. Pois abrange times de todos os estados, que conforme organizam-se, podem alcançar uma promoção para a série acima.

Para ficar mais ainda democrática, deveria ser organizada as séries E, F, G e conforme for necessário para agrupar todos os times nacionais, fortaleceria os clubes num todo.
Não vejo mais a Copa do Brasil como a mais democrática, já que os clubes que participam da Libertadores não podem jogá-la.

Pois bem, estamos aqui para falar de como estão os times para esse campeonato, da série A.
1 time dos Estados de Goiás, Ceará e Bahia.
2 times dos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
3 times do Estado de Minas Gerais.
4 times dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Atual campeão: Fluminense - RJ (1970, 1984 e 2010)
Maior campeão: Santos - SP e Palmeiras - SP (8 títulos para cada clube)

Atlético Goianiense, Ceará e Bahia, únicos times de seus Estados, entram no Brasileirão desse ano para brigar contra o rebaixamento.
Ceará vem muito bem na Copa do Brasil, mas terá que batalhar para ficar na elite brasileira.

Avaí e Figueirense são dois times diferentes. Do lado continental o Avaí vem muito bem na Copa do Brasil, a exemplo do Ceará, e tem condições para brigar por uma Copa Sulamericana. Já na ilha de Floripa, o Figueirense vem para fugir do rebaixamento, inclusive para tentar fugir da lanterna do campeonato.

O América Mineiro, que acabou de voltar da segunda divisão, deve ter como foco principal se manter na primeira divisão. Tem um time bem arrumado, mas não pode ser muito ganancioso, pois pode tropeçar.
Os outros dois Mineiros, e principais, Atlético tem um elenco muito forte, mas pouca organização, deve ficar no meio da tabela, entre Sulamericana e talvez Libertadores. Já o Cruzeiro entra como um dos favoritos ao título, grandes favoritos. Tem um futebol muito bonito, um elenco forte e um jogador que sabe decidir jogos - Montillo.

Os Paranaenses chegam para esse campeonato para ficar no meio da tabela. O Coxa surpreendeu ao alcançar 24 vitórias consecutivas, além de estar pela primeira vez em uma semifinal de Copa do Brasil. Eles podem chegar a uma posição até surpreendente como almejar uma Libertadores, se já não ter conquistado na Copa do Brasil.
O Atlético passou por momentos ruins e deve ficar atrás do seu grande rival Coritiba. Eles tem um elenco com bons nomes no meio de campo, porém o goleiro, os zagueiros e os atacantes não passam tanta confiança para a torcida. O técnico terá trabalho para organizar a equipe.

Do Rio Grande do Sul temos potenciais brigadores pelo título. Inter e Grêmio são fortes, com bom elenco e técnicos com tudo para fazer um campeonato do começo ao fim. Os maiores ídolos de cada torcida quando jogadores, Falcão e Renato Gaúcho podem sim levar seus times ao título nacional.

No outro Rio, Botafogo e Vasco estão cientes de que seus papéis não devem ser de protagonistas e sim de coadjuvantes. Até para ficar atrás na tabela e tentar fugir de um possível rebaixamento. Mais o Botafogo, já que o Vasco conseguiu montar um bom elenco para almejar uma boa posição no campeonato como Copa Sulamericana.
Ainda no Rio, Flamengo com Ronaldinho Gaúcho jogando bem e Thiago Neves jogando muito bem é candidato ao título. Com Luxemburgo que sabe o que faz em campeonatos longos, um bom Goleiro, bom meio de campo, mas com ataque e defesa que precisam melhorar muito, o Fla pode sonhar com o título, mas a briga maior seria para conquistar vaga na Libertadores.
O Fluminense, com a chegada de Abel Braga e com um elenco muito bom que possui é sim o principal candidato ao título dos cariocas. Tem um elenco com várias peças de reposição e jogadores como Conca, Fred e Deco que sabem decidir um jogo.

Em São Paulo temos um dos principais favoritos, talvez o maior deles - Santos. O time da Vila Belmiro trouxe o melhor dos técnicos - Muricy Ramalho -  tem o melhor jogador em atividade no Brasil - Neymar - e com a permanência de um gênio - Ganso - é time para ser campeão nacional, favoritissimo. Forte desde o goleiro até o ataque, o Santos deve começar o campeonato priorizando a Libertadores (já que foi o único brasileiro que permaneceu), com grandes chances de levar o caneco continental.
Corinthians e São Paulo são dois times que precisam organizar a casa. Parecem começar o campeonato um pouco desorientados, mas podem a partir do momento que arrumar tudo brigar pelo título. O Palmeiras tem um elenco razoável, com um técnico ótimo - Felipão - no meio e no atauqe dois jogadores que sabem jogar a competição - Valdívia e Kleber. É candidato a brigar pela Libertadores e quem sabe, sonhando, tentar o 1º lugar.

O Campeonato sofrerá várias alterações no seu decorrer. Claro que os favoritos podem mudar de figura mais para frente e vender muitos jogadores, mas o principal de tudo é que esse campeonato de 2011 tem tudo para ser o mais equilibrado de todos os de pontos corridos. Muita gente de olho no título. Precisam segurar seus técnicos e manter o planejamento (se é que há algum).

Nenhum comentário: