26 maio 2011

Nunca antes na história deste país...

Por Robert Born

O Coritiba está na finalíssima Copa do Brasil. E como diz o título, nunca antes na história deste país um time paranaense conseguiu chegar até aqui. Parabéns para o alviverde que está quebrando recordes e esperamos que consiga o seu segundo título nacional para (re)escrever o título deste post.

Coritiba e Ceará entraram em campo com um objetivo cada: o mandante queria ganhar, o visitante não queria perder. Só um time iria conseguir o que queria e foi o Coxa e seus mais de 27.000 torcedores que estavam lá para apoiar o time.

O jogo foi muito bom. Coxa comandou o 1º tempo e não deixou o Ceará ficar com a bola no segundo. Infelizmente o gol não queria sair de jeito nenhum. Na 1ª etapa o único chute a gol que deu susto para os cearenses foi uma cobrança de falta por Anderson Aquino que foi muito bem espalmada pelo melhor jogador do Ceará, o goleiro Fernando Henrique. O time da casa continuou a botar pressão no Ceará, mas não acertava o chute. Muitas chances de frente para o gol desperdiçadas com chutes altos e sem direção.

Mas o 2º tempo foi completamente dominado pelo Coritiba. Logo no início percebeu-se que o time estava com a mesma disposição e fôlego do início do jogo. Aos 4 minutos, Rafinha roubou a bola (como fez o jogo inteiro) tocou para Aquino que, entre trancos e barrancos, ficou com a bola no pé direito dentro da grande área e colocou a bola no ângulo esquerdo. Bola na rede, torcida pulou e gritou.

E o Bill? Ele também foi peça chave na vitória. Pode não ter feito gol, pode ter perdido algumas chances, mas era ele quem segurava a bola no ataque. Além de correr o tempo inteiro, Bill fazia questão de atrapalhar a bola na zaga do Ceará, e assim ele conseguiu alguns laterais e posse de bola, fundamental para o Coritiba manter o controle do jogo.

Apito final, Coritiba 1X0 Ceará. O time cearense provou ser forte na defesa, com um dos melhores goleiros em atividade nacional. Eles podem almejar uma vaga na Sulamericana, mas precisam  de reforço no atacaque.

O sorteio do mando de campo será feito hoje pela CBF. O que é melhor para o Coritiba? Jogar primeiro em casa ou fora? O retrospecto mostra que jogando primeiro em casa, o time alviverde teve mais sorte e confiança na hora de colocar a bola no fundo da rede.

Um comentário:

Fala Futebol disse...

eu acho melhor jogar a segunda em casa... no primeiro vc joga tudo para fazer um resultado bom fora de casa, mas no segundo jogo vc tem confiança maior ao lado da torcida para conquistar o resultado q for...
Saiu o sorteio... Coxa joga a segunda em casa...
Vasco vem crescendo nos últimos jogos, jogando mto bem, como no jogo contra o Avaí na Ressacada.

Fernando