28 maio 2011

Esplendor que merece mais... cada vez mais!

Por Fernando Zimmer

Eu acho sim que esse time do Barcelona merece mais. Merece ser campeão do futebol!
É impressionante o que fizeram os jogadores do Barcelona nesse jogo, é para deixar sem palavras aqueles que viram pela primeira vez ou até aqueles saudosistas que achavam que o futebol bonito havia sumido do mundo.

Não é somente um futebol bonito, é uma prática esplendorosa que apaixona até mesmo aqueles que não gostam do esporte.

Não foi atoa que hoje eu virei uma pessoa inexistente durante esses 90 minutos, para aplaudir em pé.

Alguns pontos ressaltados do jogo:
O Manchester começou muito bem, marcando sob pressão e fazendo o Barcelona ficar nervoso e errar passes. Isso até os 10 minutos.
A partir daí, veio a avalanche de posse de bola. Barcelona comandou o jogo, perdeu algumas chances de gol e, numa roubada de bola, Xavi colocou Pedro na cara do gol. 1x0.

O Barça manteve a posse de bola e colocava o Man. Utd. na roda, até que em um lateral, cobrado por abidal, Rio Ferdinand esticou a perna e desviou a bola para Rooney. Ele dominou na frente do seu marcador Busquets e tocou para Carrick, que de primeira devolveu. Rooney avançou sozinho de frente para o gol barcelonista, mas achou Giggs aberto pela direita, passou denovo e num domínio exemplar e numa devolução açucarada, Rooney colocou de primeira no ângulo de Valdés. 1x1.

Mas isso não mudava a situação do jogo, o qual tinha Giggs perdido no miolo do campo e Park desesperado marcando Daniel Alves e tentando fechar o meio. Barcelona diminuiu o ritmo e os reds equilibraram o jogo... Villa ainda teve uma chance de ouro para levar a vantagem para o intervalo, centralizou para Messi que não alcançou... logo veio o final do primeiro tempo.

Segundo tempo começa com cara do primeiro, Barcelona com a bola (66% contra 34%), martelando o gol de Van der Sar.
O gol parecia que iria surgir naturalmente, com o toque de bola envolvendo o Manchester, os azul grená não tinham pressa, faziam o seu jogo de "não tá mais comigo" e acabou nos pés de Messi, livre, chutou com curva de fora da área (defensável para o Van der Sar), caixa. Messi livre = GOL! 2x1.

Manchester United ainda na roda, faz substituição: sai o brasileiro Fábio e entra Nani. No minuto seguinte David Villa coloca a bola (indefensável) no ângulo, que gol, Golaço! 3x1.

Terceiro gol para matar o jogo. Barcelona continua tocando a bola e mantendo a posse de bola (68% contra 32%). O Manchester parece desiludido, assim como Sir Alex Ferguson, que não sabe o que fazer. Rooney faz jogadas sozinho e tenta resolver, mas nada feito.
Os reds finalmente acertam a marcação no miolo, inverteram de posição Park e Giggs, mas nada de gols.

Últimos minutos, entra Puyol no lugar de Daniel Alves, entra para levantar a taça, Xavi tira a braçadeira de capitão para passar ao gigante Carles Puyol.

Barcelonistas fazem a festa e Abidal levanta a TAÇA!
Homenagem que seria ao capitão do Barça que passa ao guerreiro Abidal, que tirou um tumor há 6 semanas.

Agora, o que dizer de Messi?
Ele tem apenas 23 anos.

Resumo :
87.895 pessoas em Wembley, misturados na chegada ao estádio e íntegros durante o jogo.
700 mil euros para cada jogador do Barcelona, por conquistarem o título, o Manchester ofereceu "apenas" 400 mil para cada um dos seus.
Barcelona - Victor Valdés, Dani Alves (Puyol), Mascherano, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Afellay), Villa (Keita) e Messi.
Manchester United - Van der Sar, Fábio (Nani), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick (Scholes), Giggs, Park e Valencia; Rooney e Chicharito Hernández.

Barcelona massacrou, Manchester ficou devendo. Quem para o Barça?

Um comentário:

Carlos disse...

grande Fer... Barcelona fenomenal... q timaço q da gosto de ver... ate quem nao assiste com frequencia futebol assistiu e gostou do q viu... um futebol de qualidade com passes certos e jogadas brilhantes... q gol foi aquele do VIlla... genial... o Van der sar q nao precisava dessa despedida mediocre... claro q se ele defendesse nao mudaria a historia... mas pegou mal neh... cara agora estou torcendo pelo Santos na libertadores... imagina BarçaxSantos... quero so ver!!! abc mermao e parabens pelo texto