12 maio 2011

Torcedor coxa-branca está feliz (?) por perder por 2 a 0.

Por Robert Born

Coritiba vinha com uma série de vitórias impressionante. Há quem diga que é o recorde mundial de vitórias seguidas, já que nos campeonatos europeus o recorde anterior de 29 vitórias pelo Benfica foi computado apenas para os jogos estaduais. O fato é que o time vinha numa forma impressionante. E o Coxa perdeu. Torcedor triste? Claro que não. Passou para a semi e agora encara o Ceará, outro motivo do torcedor estar feliz.

Começa o 1º tempo e Marcelo Oliveira grita com seus jogadores pedindo para que eles ataquem sempre que possível. Mas os jogadores, desde o início, mostraram que foram até São Paulo para não perder de muito. Os jogadores do Coritiba tocaram a bola com muita técnica, mas pouco ímpeto. Os do Palmeiras fizeram o contrário devido ao marcador de 6X0 no Couto Pereira. Eles atuaram com uma vontade extrema, porém faltaram na técnica e no arremate ao gol. Melhor pro alviverde paranaense.

Bill fez a torcida coxa-branca perder a cabeça ao errar um chute cara a cara com Marcos. Bastava fazer o gol que o sonho de chegar à semi estava concretizado. Mas não fez, e a torcida cobrou pelo gol. O primeiro tempo foi marcado por poucos arremates ao gol e sem muitas chances concretas de finalizar. Apenas a chance de Bill e um chute de Kléber que fez carinho no travessão de Edson Bastos.

A 2ª etapa foi diferente. O time do Palmeiras começou levando a bola para o ataque e no cruzamento rasteiro para a área, Émerson fez contra o próprio time. Isso aos 25 segundos. Parecia que o Palmeiras havia acordado e estava confiante de que era possível marcar 6 gols em 45 minutos. O time paranaense sentiu o gol, mas não ficou muito abalado.

Aos 15 minutos o Bill fez a torcida perder a cabeça novamente. Numa tentativa infeliz de dar uma bicicleta acabou "acertando" (sorte que não acertou) a cara do jogador palmeirense. Jogada perigosa, segundo amarelo e Bill foi expulso. Coritiba com um a menos se fecha mais ainda na defesa. Marcelo Oliveira não gosta e sente que o Coritiba precisa ter um jogador no ataque para segurar um pouco a bola lá na frente e coloca Leonardo no lugar de Davi que estava cansado e apanhando muito.

Logo depois da expulsão de Bill, o time paulista começa a jogar com 9 jogadores no campo de ataque, apenas um na sobra e Marcos no gol ficam no campo de defesa. E numa falta cobrada por Marcos Assunção, a bola desvia na barreira e entra no ângulo sem chances para o goleiro do Coritiba. Palmeiras 2X0 Coritiba.

Mas o time paranaense não se abala e continua jogando com o relógio a seu favor. O tempo vai passando, e o Palmeiras tem mais duas chances de gol. Uma com bola parada de Marcos Assunção novamente que vai no meio do gol e espalma, e outra num cruzamento na área que Edson Bastos segura a bola, empurram ele para dentro do gol, mas o árbitro marca falta.

Coritiba ainda tem a chance de fazer um gol no final do 2º tempo, numa boa jogada pela lateral, Leonardo dá passe de calcanhar para Marcos Paulo que chuta para fora. Sem problemas, o marcador já mostra 46 minutos de jogo e a vaga está garantida para a semi-final da Copa do Brasil.

Melhor da partida:
Zaga coxa-branca. Émerson e Démerson mostraram que conseguem afastar o perigo quando este chega. O gol contra foi a única infelicidade no setor defensivo central. Felicidade para o técnico Marcelo Oliveira que agora sabe que, mesmo sem Jeci e Pereira, o time pode contar com outros reforços.
Pior da partida:
Sem dúvida alguma foi o árbitro. Tive a impressão de que ele estava tentando dar uma chance ao time paulista e, pra variar, um time fora do eixo (denominado erroneamente de "pequeno") foi prejudicado contra um time do eixo. Jogadores do Palmeiras se atiravam, fingiam estar morrendo dentro de campo, e o árbitro caia na deles. Pior foi quando um dos últimos zagueiros do Palmeiras, ao dividir a bola com Leonardo, chutou o atacante do Coritiba, os dois caíram, e o árbitro marca falta a favor do Palmeiras. Vergonha!
Decepção da partida:
Bill com seu gol perdido que poderia ter mudado a partida e por ser expulso numa jogada inútil. Aliás, os dois cartões que ele recebeu foram inúteis. Um num carrinho na lateral e outro numa tentativa de bicicleta.

Coritiba pega agora o Ceará na semi. Melhor para ambos, pois o árbitro não vai ser parcial. Hoje tem jogo do Atlético-PR contra o Vasco. Atlético precisa vencer ou empatar com 3 ou mais gols para passar de fase. Caso passe, pega o vencedor de Avaí e São Paulo. Espero que esta Copa seja definida por times fora do eixo.

Nenhum comentário: