19 maio 2011

Porto campeão da Liga Europa

Por Fernando Zimmer

Talvez um dos times que teve o jogo mais bonito do futebol na Europa.
Um time recheado de sulamericanos, principalmente falando dos dois melhores do time:
Hulk - Brasil
Falcao García - Colombia

São dois jogadores que fizeram 35 e 39 gols respectivamente na temporada. São grandes jogadores que farão parte de muita especulação no mercado europeu do meio de ano.

Hulk tem uma força extraordinária, uma velocidade fora do comum e um chute potente, além de saber carregar a bola e driblar com muita facilidade.
Já Falcao é um centroavante mais fixo, cabeceador estupendo, sabe como poucos finalisar ao gol, além de ter aquela sorte peculiar (a bola sempre sobra para ele) de poucos artilheiros. Recorde de 17 gols na Liga Europa.

A final foi portuguesa, Porto x Braga.
1x0, placar magro, como não é de costume dos portistas. Mas méritos ao time do Braga que montou uma defesa muito eficiente, que freou o ataque dos azuis.

No primeiro tempo o Braga foi até melhor, já que não deixava o adversário chegar próximo de seu gol, aliás, não deixou o Porto chutar a bola ao gol. A não ser após um erro pífio do lateral peruano que entregou a bola nos pés de Guarín, que avançou, driblou a marcação e colocou a bola (como se fosse com as mãos) na cabeça de Falcao que apareceu sozinho no miolo da área do até então intransponível Braga.

No segundo tempo o Porto voltou para controlar o jogo, mas logo aos 40 segundos o brasileiro, que acabara de entrar, Márcio Mossoró roubou a bola do volante Fernando e saiu sozinho na cara de Helton, mas perdeu o gol... daqueles que ninguém pode perder.
Depois disso, o jogo ficou morno e pouco aconteceu.

Só a festa dos portistas que foi muito grande. Consagrando o técnico português André Villas Boas, pupilo de Sir Bobby Robson, José Mourinho e Pep Guardiola, nos quais ele se inspira para trabalhar.

Vem aí grandes jogadores e um excelente técnico, especialista em táticas de futebol.

Bom para a seleção colombiana, que depois de muitos anos parece enxergar uma luz para fazer boa campanha e participar da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Falcao García e Freddy Guarín são jogadores fantásticos, precisam manter o padrão.

Porto campeão de Portugal invicto e campeão da Liga Europa com uma campanha impecável.

2 comentários:

Rafael Spilmann disse...

O Porto dificilmente vai conseguir manter Falcão e Hulk por muito tempo e é bom já irem correndo atrás de substitutos, certamente não a altura da dupla mas, que cumpram bom papel.
E o time precisa de mais bons zagueiros no elenco, Rolando é bom mas, Otamendi é bem fraco.

Fala Futebol disse...

realmente o Otamendi é fraco, bem fraco... mas desde que saiu o Bruno Alves da zaga do Porto, o Otamendi cumpriu bem o papel... mas o Fernando cobria ele sempre né... parece que vai desmanchar o time... Fernando pode ir embora para a Internazionale; Falcão tem a multa recisória mto alta... alguém tem que chegar com mta grana; Hulk acabou de renovar o contrato e disse q pretende ficar em Portugal... talvez o problema seja perder Falcão mesmo, mas tem o Walter no banco!

Fernando